Relatório da Assembléia Geral Ordinária de 2008
sexta-feira, 11 de abril de 2008

  Apresentamos a seguir o sumário do relatório da Assembléia Geral Ordinária de 2008, realizada no dia 13 de março na Sede do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros.

Relatório de Atividades - 2007

1. Atividades Editoriais
Série comemorativa do centenário da imigração japonesa no Brasil. Integrando esse série, durante o ano de 2007, nos meses de março e agosto, foram editados os seguintes itens:

1) Aru Nihonjin Nogyoimin no Nikki ga Kataru (Narrativa inserida num diário de um agricultor japonês imigrante - Imigrante lavrador japonês no Brasil). Por Daijiro Nishikawa, Professor Emérito da Universidade de Hosei.

2) Teiiti Suzuki - Intelectual que viveu a comunidade nikkei do Brasil. Por Masatake Suzuki, diretor do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros.

2. Ordenamento e Classificação e Digitalização
O Centro de Estudos Nipo-Brasileiros possui em seus acervos, dados e materiais, muitos deles históricos valiosos, sobre a imigração japonesa no Brasil. Com o passar dos anos, a danificação e deterioração desses materiais vêm avançando, tornando-se urgentes as medidas de seu ordenamento, conservação e atendimento à demanda do público interessado. A partir do mês de julho deste ano, graças à boa vontade da JICA, podemos contar com os trabalhos especializados de uma bibliotecária. A classificação e ordenamento dos materiais irão continuar até o fim do ano entrante, esperando-se, em seguida, os trabalhos de digitalização dos dados.

3. Abertura do "Website" do Centro e Sua Ampliação
O "website," providenciado com o intuito de divulgar as atividades desenvolvidas pelo Centro, inaugurado no fim deste ano, conseguiu chamar a atenção dos estudiosos, com pedidos de informações por parte deles, inclusivi solicitação de materiais.
O centro vai procurar melhorar o citado serviço para melhor atendimento desse público.

4. O Centro e Pesquisadores - Relacionamento
Neste ano tivemos a visitas de muitos pesquisadores. Entre eles, tivemos algumas visitas de permanência mais prolongadas como:

1) Professor Toru Sekiya - Universidade Siebold de Nagasaki. Permanência no Centro, de Setembro de 2007 a março de 2008. (Tema: Redescoberta do Japão: Com vista às atividades de sucessão cultural na sociedade nikkei do Brasil)

2) Aluno-Pesquisador Koji Sasaki - Aluno de doutorado da Universidade de Tokyo. De novembro de 2007 a outubro de 2008. (Tema: Estudo sobre a formação de teoria ética na camada intelectual da sociedade nikkei do Brasil). Este pesquisador é encarregado, também, da administração e planejamento do "site" do Centro.

5. Início de Círculo de Estudos
Por proposta do Pesquisador Nakamura, foi iniciado círculo de estudos a partir de outubro de 2007. Consistem de apresentação de tema seguido de debate. A intenção, no futuro, é de se ampliar os temas e conferir periodicidade à realização.

Até agora, foram realizadas as seguintes apresentações:
1) Toru Sekiya - Avalição no Ensino e Orientação (29/outubro)
2) Shigeo Nakamura - "Quem foi Ryo Midzuno" Pesquisador do Museu Histórico. (8/novembro)
3) Yasuhiro Ishimine - Teoria do Ensino da Língua Japonesa aos Filhos de Imigrantes Japoneses no Brasil de Pré-guerra. Aluno do curso de doutramento da Universidade de hiroshima (28/novembro)
4) Nozomu Fujiwara - Realidade Social e Discriminação Retratadas na Novela Biwauta. Aluno da Universidade de Economia de Tokyo. (7/dezembro)


Plano de Atividades - Ano 2008

O Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, de alguns ano para cá, vem sofrendo as conseqüências da ausência do diretor-executivo e de pesquisadores especializados. As exigências impostas pelas novas situações colocam, diante de toda a diretoria, soluções de profundidade, na formulação das novas atividades da entidade como também na concepção referente à sua organização. Neste ano, a intenção da diretoria é de refazer a distribuição de encargos entre os diretores para atender-se às exigências dentro dessa nova filosofia.

1. Pesquisas Baseadas na Língua Portuguesa - Formação de Pesquisadores

Historica mente, os estudos e pesquisas conduzidos pelo Centro de Estudos Nipo-Brasileiros vieram sendo conduzidos em língua japonesa, principalmente para abordagem da história da imigração japonesa e estudos sobre a sociedade de origem japonesa no Brasil. A evolução e mudanças verificadas, há de se concordar, que exigem mudanças nos enfoques, e inclusive, o uso da língua portuguesa como instrumento de pesquisa dos assuntos mencionados. As mudanças visadas deverão ser conduzidas pelo Prof. Shozo Motoyama, presidente do Centro, com a participação dos diretores, Dr. Mario Kikuchi e Dra. Marilda Nagamini. Essa transição e mudanças previstas deverão processar-se vagarosa e cautelosamente, sem provocar qualquer trauma.

2. Edição da Série "Jinmonken - Centenário da Imigração"

As Publicações dos livros desta série terão seqüência neste ano conforme a seguinte programação:

Nº 7 Literatura da Colônia Nikkey - II
Prosa - Sumu Arata
Poemas - Fumio Oura
(Primeiro Semestre)

Nº 8 História da Imigração Japonesa do Brasil - Em português.
Shozo Motoyama
Edição conjunta do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros com a Comissão de festejos do Centenário da Imigração Japonesa da USP
(Segundo Semestre)

3. Reunião Mensal de Estudos
Realização de reunião mensal com apresentação de exposição por pesquisadores do Centro e visitantes do Japão.

4. Website do Centro - Melhora e Sua Ampliação
Inaugurado no ano passado, aguarda-se a implantação definitiva do serviço.

5. Ordenamento dos Materiais e Dados Referentes à Imigração
Dando prosseguimento aos trabalhos de ordenamento de materiais referente à imigração, e digitalização dos dados.

6. Publicação do Boletim "Jinmonken" Nº7
Planeja-se a publicação do Nº 7 deste boletim.



Membros da Diretoria e do Conselho Fiscal (2008-2010)

Presidente
Shozo Motoyama

Vice-Presidente
Mário Yasuo Kikuchi

1º Diretor Secretário
Iossuke Tanaka

2º Diretor Secretário
Koichi Mori

1º Diretor Financeiro
Tetsuzo Tsuji

2º Diretor Financeiro
Yujiro Furusho

Diretores
Shinji Tanaka

Hiromi Shimizu

Tamiko Hosokawa

Marilda Nagamine

Naomi Takayama

Masatake Suzuki

Conselheiros Fiscais
Sakyo Morita

Reishi Moriwaki

Masaki Furusugi

Conselheiros
Katsunori wakisaka

Masuji Kiyotani

Susumu Miyao