Publicação do livro “Cronologia da Imigração Japonesa e da «Colônia Nikkei» no Brasil (1996-2010)”
terça-feira, 20 de dezembro de 2011

No dia 13 de dezembro, foi realizada, numa das salas de reunião do edifício da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyô), a cerimônia de lançamento do livro “Cronologia da Imigração Japonesa e Comunidade Nikkei no Brasil 1996-2010”. Trata-se de uma extensa tabela cronológica dos acontecimentos na «colônia nikkei», começando em 1996, ano em que o livro “Cronologia da Imigração Japonesa no Brasil (edição aumentada)” foi lançado pela nossa entidade (disponível em língua portuguesa em formato de apostila). Engloba acontecimentos como: dissolução do Banco América do Sul, boom de decasséguis para o Japão, o centénario da imigração japonesa no Brasil etc.

O conselheiro Susumu Miyao apresentou aos presentes a história que levou à redação do primeiro livro de cronologia e expressou o desejo de que este novo livro seja traduzido para o português para que as novas gerações de descendentes de japoneses possam ter acesso ao conhecimento de suas origens.



Daimin Kanda, redator-chefe desta edição, descreveu os quinze anos que são abrangidos pelo livro como período de “mudanças drásticas”. Explicou que o livro dá uma visão do movimento decasségui e mencionou os cuidados que teve com os termos utilizados na «colônia» que não podem ser entendidos por leitores no Japão.
 
Os três redatores, Daimin Kanda, Junko Okubo e Masako Fukasawa (não presente na ocasião, representada por seu marido, Masayuki Fukasawa) foram homenageados pelo Centro com buquês e presentes. Após a cerimônia, ofereceram-se aos presentes bebidas e lanches e seguiu-se animado bate-papo.



O livro “Cronologia da Imigração Japonesa e da «Colônia Nikkei» no Brasil (1996-2010)” (japonês) pode ser adquirido diretamente no Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (R$ 40,00). Tel.: (11) 3207-8616, e-mail: contato@cenb.org.br.