Prezados(as) Senhores(as),
Sou Anna Sera, pesquisadora (Programa de Bolsas Formação de Novos Pesquisadores) no Centro de Estudos Nipo-Brasilieros (CENB) desde junho. Gostaria de fazer uma breve apresentação sobre minha pesquisa e trajetória.
Como doutoranda em Estudos de Políticas Educacionais e Sociologia na Universidade de Indiana, Bloomington (EUA), minha linha de pesquisa principal concentra-se na educação de estudantes imigrantes e sua integração sociocultural nas escolas e na sociedade em geral. Meu objetivo é buscar uma melhor compreensão dos vários obstáculos e oportunidades que esses estudantes de diversas origens linguísticas, culturais e nacionais encontram em suas trajetórias educacionais e de socialização. Para minha dissertação, adoto uma abordagem comparativa entre o Brasil e o Japão para o estudo de caso de jovens brasileiros de ascendência japonesa que são minorias étnicas visíveis não só no Brasil, mas, recentemente, também no Japão. Por meio de meu trabalho como professora e pesquisadora no Japão e nos EUA, venho questionando a abordagem assimilacionista no qual é (geralmente) baseado o processo de integração dentro do país de acolhida (host country). Alternativamente, busco examinar as oportunidades educacionais dos jovens de origem imigrante e sua participação social moldada pelas forças domésticas e internacionais que influenciam as comunidades étnicas e transnacionais (entre os países de acolhida e os países de origem).
No CENB, estou investigando a educação dos descendentes japoneses no Brasil, o que inclui analisar o ambiente educacional dos filhos e descendentes de imigrantes japoneses desde o período pré-Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje, através da análise dos arquivos do CENB, observações e entrevistas. Em particular, gostaria de analisar as funções exercidas pelas instituições governamentais locais brasileiras e japonesas e as várias organizações da comunidade nipo-brasileira local que estabelecem e administram diversas escolas e programas educacionais. Considerando essa diversidade de provedores de ensino, busco contribuir para a discussão sobre a influência de um ambiente educacional diversificado na formação da identidade e integração social dos descendentes japoneses brasileiros.
Sou paulistana filha de pais japoneses (issei) e cursei o ensino fundamental (pré-escola até a oitava série) em São Paulo. Terminei o ensino médio e graduação no Japão e me mudei para os EUA para fazer a pós-graduação. Em diferentes fases e em locais distintos, eu mesma encontrei diversas perspectivas de como a minha educação deveria tomar rumo, refletindo as diversas expectativas e preocupações das partes envolvidas: o desejo dos meus pais de dar à filha a oportunidade de ser bem-sucedida tanto no Brasil como no Japão, assim como aprender a cultura e língua deles; e o desenvolvimento de minha própria identidade Brasileira e Japonesa. A sociedade ao redor também faz seu papel quando programas e políticas públicas ressaltam narrativas de futuros cidadãos globais ou que conectam dois países, e também aquelas que destacam os obstáculos, como os enfrentados por filhos de decasséguis, caracterizados como sem raízes ou double-limited, que passam por dificuldades de ajuste e comunicação em ambas as sociedades. Essas questões fazem parte do passado e presente, mas também do futuro. São relevantes aos meus dois filhos, que compartilho com meu esposo americano descendente de japoneses e coreanos, e muitas outras crianças que vivem em um tempo de globalização das oportunidades educacionais e de carreiras. Acredito que sempre temos a aprender com as experiências e história de nossos ancestrais e antecedentes.
Agradeço sua atenção.
Anna Sera