Japão: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural
terça-feira, 09 de outubro de 2018

O nosso centro, em parceria com Fundação Japão, apresenta o debate internacional "Japão Atual: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural". No evento, pesquisadoras de três países apresentarão o que há de mais atual em estudos sobre a diversidade no Japão.

Lili Kawamura (Brasil) e duas pesquisadora do centro, Machiyo Kotani (Japão) e Anna Sera (Estados Unidos), analisarão a formação da sociedade multicultural no Japão, a partir do caso brasileiro.

Com foco em questões como trabalho, educação e formação cultural a partir do fluxo de pessoas, as pesquisadoras debaterão as tendências sobre a presença dos brasileiros e outros grupos estrangeiros no Japão. Através de um tema e da questão global das migrações internacionais, a conversa tem como objetivo abordar a dimensão cultural e social da diversidade étnica e debater o mito da homogeneidade na sociedade nipônica.

Durante o evento, também, será apresentada uma análise da sociedade multicultural no Japão.


Japão Atual: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural (Vagas limitadas)

Data: 19 de outubro de 2018
Horário: 19h
Local: JAPAN HOUSE São Paulo – 2º andar
Endereço: Av. Paulista, 52, Paraíso, São Paulo, SP

Ingressos: Gratuitos (necessário retirar senha uma hora antes do evento, no local)
Classificação: Livre

Realização:
Fundação Japão em São Paulo
Centro de Estudos Nipo-Brasileiros


AS PARTICIPANTES

Lili Kawamura
Doutora em Sociologia (USP), Livre-Docente em Educação (UNICAMP), Pós-Doutorado (Universidade de Nagoya, Japão). Foi Professora Associada da UNICAMP, Professora Visitante na Universidade de Tsukuba (Japão), Professora Visitante na Universidade de Tenri (Japão) e Professora Colaboradora da Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto (Japão). Atualmente é pesquisadora e escritora sobre Migrações Internacionais: Brasil-Japão. Lili é autora do livro “Para onde vão os Brasileiros?”, da editora UNICAMP, e “Nihon Shakai to Burajirujin Imin (Sociedade Japonesa e Imigrantes Brasileiros)”, publicado no Japão pela editora Akashi Shoten, além de artigos sobre o tema de sua pesquisa em livros e revistas nacionais e internacionais até o ano corrente.


Machiyo Kotani
Machiyo é pesquisadora no Centro de Estudos Nipo-Brasileiros de São Paulo. Ela é doutoranda na Universidade de Kobe (Japão) e estuda Geografia Social e Estudos Urbanos. Sua linha de pesquisa principal concentra-se na precarização de trabalho e mobilidade de trabalhadores. Nascida em Gifu, uma área de grande concentração de brasileiros no Japão, fez graduação em Língua e Cultura na Universidade de Kansai Gaidai e mestrado em Língua e Cultura na Universidade de Osaka (Japão). Atuou como professora em escola de língua japonesa e também voluntária de ONG para crianças imigrantes no Japão.


Anna Sera
Anna é doutoranda na Indiana University, nos Estados Unidos, nos programas de Sociologia e Estudos de Políticas Educacionais e pesquisadora no Centro de Estudos Nipo-Brasileiros de São Paulo. Atuou como professora em escola brasileira no Japão e também fez parte de iniciativas para o auxílio de crianças imigrantes no Japão e Estados Unidos. Sua linha de pesquisa principal concentra-se na educação de estudantes imigrantes e sua integração sociocultural nas escolas e na sociedade em geral. Natural de São Paulo, Anna fez graduação em Educação na Universidade de Hiroshima (Japão) e mestrado em Políticas Públicas Educacionais na Universidade de Stanford (Estados Unidos).