Nota de falecimento de Masuji Kiyotani
terça-feira, 26 de junho de 2012

É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do conselheiro Masuji Kiyotani, 96, ocorrido a 15 de junho do corrente em decorrência de uma parada cardíaca.

Masuji Kiyotani emigrou ao Brasil em 1926, abandonando os estudos no quinto ano do grupo escolar. Nos anos posteriores, trabalhou no Jornal Paulista e no setor cultural da Cooperativa Agrícola Sul-Brasil.

Tornou-se diretor do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros em 1986, vindo a participar ativamente da compilação do livro Uma epopéia moderna: 80 anos da imigração japonesa no Brasil (1991, versão em português publicada em 1992) durante o tempo em que preencheu o cargo.

Em seguida, publicou através do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros os títulos Kikuji Iwanami: a vida de um imigrante japonês através de sua poesia (1993) e História da literatura nipo-brasileira (somente volume um, em co-autoria com Keizan Kayano, 2006), os quais constituem ambos preciosos relatos escritos a partir do ponto de vista de quem por longos anos se dedicou à literatura.

De resto, lançou ainda de sua própria lavra os volumes Trilhando nosso caminho: em busca da agricultura e da administração perfeitas (Cooperativa Agrícola Sul-Brasil), Recordações de um passado distante (edição do autor) e “A poesia dos imigrantes como testemunho” (artigo, publicação avulsa da Fundação Toshiyuki Kajiyama), dentre outros.