Assembleia geral ordinária realizada em março/2013
terça-feira, 23 de abril de 2013

A 28 de março do corrente, foi realizada, na sede de nosso Centro de Estudos, a assembleia geral ordinária do ano de 2013. Foram então apresentados os relatórios de atividades sociais (2012), bem como o plano de atividades para o ano de 2013.

Reproduzimos, a seguir, uma parte do supracitado relatório de atividades sociais (2012), seguido do plano de atividades para 2013.


ATIVIDADES SOCIAIS DESENVOLVIDAS EM 2012.

1. Tentativas de mudança do estatuto jurídico da entidade.
   Em 2011, três colóquios foram realizados pelo Centro de Estudos Nipo-Brasileiros com o objetivo de se repensar a sua condição enquanto entidade de pesquisa. Dando sequência à renovação da diretoria, foi realizado um novo colóquio com a presença do conselheiro Susumu Miyao em 24 de junho de 2012 a fim de que os novos membros tivessem oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a entidade e fossem coletados dados fundamentais para se pensar seu o futuro. O referido colóquio contou com a presença de dez pessoas.
   Isto feito, uma nova reunião foi realizada a 8 de outubro, com a presença de diversas pessoas não-vinculadas à entidade, tendo por objetivo discutirem-se novas diretrizes para as futuras atividades de pesquisa do Centro e uma possível mudança do estatuto jurídico da entidade. Quatorze pessoas compareceram a esta reunião e houve concordância com relação à necessidade de se ampliar a área de pesquisa em que o Centro deve atuar, bem como da procura por novas fontes de captação de recursos.
   Nesta ocasião, foram apontadas (1) a possibilidade de transformar-se o Centro de Estudos em uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) a fim de facilitar a captação de recursos e (2) a necessidade de se criarem projetos de pesquisa elegíveis para o financiamento oferecido por entidades públicas.

2. Seleção de pesquisadores em regime especial/início das atividades no Japão.
   As atividades do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros dependem, inegavelmente e em grande medida, da participação de pesquisadores vindos diretamente do Japão, do que resulta a necessidade de se fortalecer o elo com o público japonês, bem como incentivar-se o incremento das atividades da entidade naquele país. Com este fim foram criadas duas vagas para o cargo de “pesquisador em regime especial”, para cujo preenchimento foram selecionados Kōsuke Yamamoto (pós-graduando da Universidade de Ōsaka) e Yūko Namura (pós-graduanda da Universidade Rikkyō).
   Além disso, tiveram início os preparativos para o estabelecimento de uma “filial” do Centro de Estudos no Japão, com o propósito de se criar um canal de comunicação para aqueles que desejarem oferecer apoio à consecução das nossas atividades. A sede desta “filial” localiza-se na cidade de Tōkyō, tendo como representante o diretor Takeshi Kurihara. Também foi aberta uma conta bancária para o Centro de Estudos naquele país.
   O livro Cronologia da imigração japonesa no Brasil (1996-2010) foi posto à venda durante um simpósio de pesquisadores da área de estudos migratórios, realizado no Japão entre 30 de junho e 1.º de julho, a fim de melhor divulgar naquele país as atividades do Centro. No todo, dezesseis exemplares foram vendidos na ocasião (quantia arrecadada: 40 mil ienes).
   Naturalmente, esperamos que no futuro esta filial se torne um ponto estratégico no processo de expansão das nossas atividades no além-mar.

3. Programa de bolsas para a formação de novos pesquisadores.
   Ao longo deste ano, quatro bolsistas vieram desenvolvendo seus estudos sob a orientação de professores/orientadores vinculados à entidade. Todos os contratos já expiraram, sendo que até o presente momento dois ex-bolsistas já apresentaram o relatório final previsto no contrato. É de se lamentar que não tenha sido possível publicar os relatórios na forma de brochura ainda em 2012, mas estamos trabalhando no sentido de fazê-lo em 2013 tão logo seja possível. A empresa Terra & Saúde Centro de Pesquisa de Agricultura anunciou o fim do auxílio que até então vinha sendo oferecido para o programa de bolsas; em contrapartida, desde setembro deste ano a Fundação Katsuzo Yamamoto vem generosamente fornecendo a quantia de um salário mínimo/mês para a sua manutenção.

4. Atividades de pesquisa.
   Atualmente, três pesquisadores vinculados à entidade estão redigindo novas obras para publicação. Para cada um, foram doados 5 mil reais a fim de cobrir os custos da pesquisa. Os nomes dos pesquisadores e os temas de pesquisa encontram-se listados abaixo.
   Shinji Tanaka: biografia de Tomoo Handa
   Masaki Furusugi: biografia de Zempachi Andō
   Susumu Miyao: história da arte nipo-brasileira
   Além disso, foram aceitos como bolsistas em caráter extraordinário dois estudantes que atualmente desenvolvem pesquisa sob a orientação do prof. Sedi Hirano (USP), para o que foram doados 15 mil reais pela Fundação Kunito Miyasaka. A presente atividade deverá se estender até junho de 2013.
   Bolsistas: Gustavo Takeshy Taniguti e Matheus Gato de Jesus.
   Tema de pesquisa: “O jornal Gakusei: a construção da nacionalidade brasileira na imprensa imigrante japonesa (1935-1938)”.

5. Comercialização da «Cronologia da imigração»/participação na feira de livros do Bunkyo. 
   Foi realizada, sob os auspícios da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, a venda de diversos exemplares da Cronologia da imigração japonesa no Brasil (1996-2010) publicada em dezembro de 2011. 89 conjuntos (cada um composto por um exemplar da nova e da antiga cronologia) foram vendidos no dia 17 de janeiro durante a realização dos festejos do Ano Bom da Câmara de Comércio, gerando um lucro de R$ 9.100,00. Em virtude deste acontecimento, gostaríamos de deixar registrado aqui os nossos agradecimentos a Ichirō Amano e Isamu Ishijima, responsáveis pelos assuntos da “comunidade nikkei” na Câmara de Comércio.
   Além disso, a participação na feira de livros da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyō), realizada em 29 de abril, gerou um lucro de R$ 3.224,00.

6. Eventos e projetos.
   Os eventos realizados pelo Centro de Estudos Nipo-Brasileiros no ano de 2012 encontram-se listados abaixo.

A. Seminários de pesquisa. 
   Agosto - “As mudanças de significado do termo «nikkei» e a identidade «nikkei»” (conferencista: Shigeru Kojima, funcionário da JICA-Yokohama)
   Novembro - “Os japoneses de Maués (AM) e áreas circunvizinhas” (conferencista: Hiroaki Maruyama, professor da Faculdade de Letras da Universidade Rikkyō)

B. Grupos de estudo.
   Janeiro - “Concepções sobre a imigração no pensamento de Ryō Mizuno” (Shigeo Nakamura, pesquisador-visitante do Centro de Estudos Étnicos e Migratórios da Universidade Waseda)
   Fevereiro - “O problema da educação das crianças envolvidas em migrações pendulares” (Kōsuke Yamamoto, doutorando da Universidade de Ōsaka)
   Maio - “Os jornais japoneses em São Paulo e sua contribuição para a preservação de uma identidade cultural e aproximação e interfaces com a cultura brasileira” (Lays Ushirobira Shiromaru, bolsista)
   Agosto - “Práticas alimentares em áreas multiculturais: transformação cultural e relações étnicas numa zona de contato” (Daisuke Yasui, doutorando da Universidade de Kyōto)
   Outubro - “A Colônia Aliança nos mapas do período pré-guerra” (Yūko Namura, pós-graduanda da Universidade Rikkyō)
   Novembro - “O ex-dekasseguis vistos pela ótica de uma jornalista japonesa” (Shiho Tanaka, jornalista do Nikkey Shimbun)

7. Acervo.
   Ao longo deste ano, o Centro de Estudos recebeu determinado número de doações polpudas de material bibliográfico, no meio das quais encontraram-se obras que até então não figuravam em nosso acervo (sobretudo obras referentes à literatura nipo-brasileira). A organização e o cadastro dos livros doados foi sendo feita aos poucos e segue em curso ainda agora.
   Principais locais de proveniência:
   - Fundação Shunji Nishimura (material pertencente a Shunji Nishimura e à escola da fundação)
   - Sumu Arata (acervo próprio)
   - livros e documentos de Masuji Kiyotani (falecido)
   - livros e documentos de Shigeto Kobayashi (falecido)

Falecimento de Masuji Kiyotani.
   Masuji Kiyotani, que desde 1986 vinha ocupando o cargo de diretor e, mais tarde, de conselheiro desta entidade, veio a óbito no dia 15 de junho de 2012.


PLANO DE ATIVIDADES DE 2013.

1. Criação de subcomissões.
   A medida consiste na criação de diversas subcomissões formadas por especialistas não-vinculados à entidade. Os objetivos da medida podem ser resumidos nos seguintes termos:
   (a) elaboração de projetos condizentes com as atividades da entidade;
   (b) discutir a obtenção de novo estatuto jurídico (OSCIP) a fim de facilitar a obtenção de fundos para a implementação destes projetos etc.

2. Continuidade do programa de bolsas visando à formação de novos pesquisadores.
   Teve início no mês de fevereiro deste ano a orientação aos bolsistas selecionados em fins do ano de 2012. Espera-se que, desta feita, sejam desenvolvidas pesquisas de maior significância do que nos anos anteriores. Os nomes dos bolsistas e seus respectivos temas de pesquisa encontram-se listados abaixo:
   (a) Priscila Miki Satake (USP-Leste)
   “Produção têxtil no Japão – tradição e modernidade: o kimono e a identidade japonesa”
   (b) William Vieira Antônio (PUC-Campinas)
   “História japonesa no século XIX – os valores do Ocidente no bakumatsu”

3. Atividades da filial japonesa.
   Com o propósito de oferecer apoio às atividades da entidade no Brasil, foi criada no ano passado uma “filial” do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros no Japão, cuja inauguração deverá ser divulgada ao público este ano. Espera-se, também, que em 2013 sejam arrebanhados naquele país novos associados capazes de efetivamente fornecer subsídio às nossas atividades no Brasil. Cumpre, agora, decidir quais serão os rumos da filial daqui por diante.

4. Acolhida de pesquisadores visitantes.
   Pretende-se, também neste ano, dar continuidade ao suporte institucional que já vem sendo oferecido a pesquisadores oriundos de outras entidades. Até agora, confirmou-se somente a acolhida da sr.ª Yōko Kino (docente da Universidade Tōyō) pelo prazo de um ano contado a partir do mês de abril do corrente.

5. Publicações.
   Estão previstas as seguintes publicações para o ano de 2013:
   (a) Coletânea com os relatórios dos bolsistas de 2012;
   (b) Biografia crítica de Tomoo Handa (autor: Shinji Tanaka), número nove da coleção Cadernos do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (em japonês).

6. Exposição beneficente de obras de arte.
   Desde o ano passado, vem-se discutindo a realização de uma exposição beneficente de obras de arte produzidas por artistas nipo-brasileiros (quadros, esculturas e afins) com o propósito de levantar fundos para a manutenção da entidade.

7. Digitalização de material fonográfico.
   Cerca de 250 fitas de áudio contendo gravações de palestras e diálogos produzidas entre 1975 e 1986 encontram-se armazenadas atualmente na sede do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros. Além, naturalmente, dos efeitos nocivos que a ação do tempo exerce sobre o material, a cada dia que passa aumenta a possibilidade de que ele nunca venha a ser aproveitado conforme esperado. Por esse motivo, vem sendo discutida a possibilidade de se colocar à disposição do público, através da digitalização, o conteúdo deste importante material.

8. Digitalização de material bibliográfico.
   O Centro de Estudos Nipo-Brasileiro abriga em seu acervo cerca de 3 mil volumes relacionados à história da imigração no Brasil, muitos dos quais sabidamente importantes e de incalculável valor. Acredita-se que a digitalização seja o modo mais eficiente para tornar o seu uso mais acessível e democrático ao público geral; para o ano de 2013, está prevista a realização de alguns estudos preliminares com o fito de tornar viável a sua implementação no futuro próximo.

9. Coleta e organização de documentos com valor histórico.
   Originalmente, era de se esperar que os itens 7 e 8 deste documento fossem organizados sob este item, mas optou-se por colocá-los separadamente em virtude da extensão das atividades neles descritas. Além destas, pretende-se dar prosseguimento à ordenação dos livros escritos em outros idiomas além do japonês e iniciar a catalogação das revistas e periódicos.

10. Eventos.
   Os seguintes eventos estão previstos para o ano de 2013.

 (a) Seminários de pesquisa.
   Divulgação ao público dos resultados de pesquisas acadêmicas desenvolvidas por pesquisadores profissionais. O primeiro seminário deverá realizar-se no dia 2 de abril (“História da literatura nipo-brasileira”, com o conferencista Shūhei Hosokawa);
     
 (b) “Histórias antigas da colônia”.
   Divulgação ao público de facetas pouco conhecidas da história da imigração japonesa no Brasil. A primeira conferência deste gênero realizou-se no dia 31 de janeiro (“Os navios de imigrantes como espaço de vivência”, com o conferencista Sachio Negawa);

 (c) Grupos de estudo.
   Apresentação não-pública das pesquisas de jovens pesquisadores, normalmente seguidas de breve discussão ou comentário. Este ano, foram realizadas já as seguintes apresentações:
   (i) Masaki Furusugi (tema: “Zempachi Andō e o incidente dos macacos”), dia 15 de janeiro;
   (ii) Shūichirō Masukata (tema: “Eleições municipais 2012: interpretações da política brasileira a partir das eleições no município de São Paulo”), dia 14 de fevereiro;
   (iii) Yoshikazu Niwa (tema “Estado atual do ensino de língua japonesa e perspectivas para o futuro”), dia 12 de março.

Website oficial.
   Os seguintes conteúdos devem ser acrescidos ao website da entidade ao longo do ano:
   (a) dados estatísticos completos do censo da população nipo-brasileira realizado entre 1987 e 1988;
   (b) ampliação do sistema de buscas do acervo bibliográfico da entidade;
   (c) criação de um sistema de buscas para a Cronologia da imigração japonesa no Brasil (até o ano de 1995).

Diretoria mandato de 2 anos (de abril/2012 a março/2014)
Conselheiro           Katsunori Wakisaka
Conselheiro           Susumu Miyao
Presidente            Shozo Motoyama
Vice-presidente        Mário Yasuo Kikuchi
Primeiro secretário      Tuyoci Ohara
Segundo secretário     Tamiko Hosokawa
Primeiro tesoureiro      Masaki Furusugi
Segundo tesoureiro      Noriko Takayama
Diretor              Takeshi Kurihara
Diretor              Flávio Tsuyoshi Oshikiri
Diretor              Teruaki Matsumura
Diretor              Luiz Kobayashi
Diretor              Ichiro Amano

Conselheiros fiscais mandato de 01 ano (de abril/2013 a março/2014)
Conselheiros fiscais titulares:
 Lucio Sussumu Kubo, Reishi Moriwaki, Yoshikazu Niwa
Conselheiros fiscais suplentes:
 Editora Grafica Topan Press Ltda., Comercial Yamamoto Ltda.,
Livraria Fonomag