www.cenb.org.br
Página Inicial Links Contatos ingles japonês

Pesquisar no catálogoPrograma de bolsa
 2008 foi o ano do 100.º aniversário da imigração japonesa no Brasil

liberdade
 Liberdade, o “bairro oriental” de São Paulo

Programa de bolsas



A presente entidade vem enfrentando, nos últimos anos, a impossibilidade de realizar novos estudos e pesquisas em decorrência da falta de pesquisadores diretamente vinculados a si.

Devido às restrições que ora se impõem à formação de novos pesquisadores egressos do Japão, o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros decidiu-se pela implementação de um programa de bolsas de pesquisa visando, sobretudo, aos universitários brasileiros (de origem japonesa ou não) que se interessassem pela história da imigração japonesa e temas afins, concedendo àqueles que fossem selecionados uma certa quantia em dinheiro.

conteúdo




Programa de bolsas de iniciação científica visando à formação de novos pesquisadores — princípios orientadores para aplicação.


Outubro de 2013
Centro de Estudos Nipo-Brasileiros



1. OBJETIVO. O programa tem por finalidade assegurar a formação de novos pesquisadores nos campos: “estudos sobre a imigração japonesa no Brasil e da sociedade nipo-brasileira”, “estudos sobre as relações nipo-brasileiras” e “história do Japão”, sendo este último de concepção mais recente. O programa de bolsas, criado pelo nosso centro, deve ser entendido como uma contribuição à formação acadêmica elementar desses novos pesquisadores.

2. NÚMERO DE BOLSISTAS. Três bolsistas

3. PRÉ-REQUISITOS. Exige-se que o candidato seja vinculado a uma instituição de ensino superior, na condição de graduando, que já tenha concluído o primeiro ano de faculdade e que seja capaz de expressar-se fluentemente em idioma português. Conforme a área de interesse do bolsista, o conhecimento da língua japonesa também poderá ser exigido.

4. PROCESSO SELETIVO. O candidato deverá, quando chamado para a entrevista, trazer uma cópia do histórico escolar e apresentar um projeto de pesquisa nos moldes da FAPESP (aprox. 15 páginas).

5. TEMA DA PESQUISA. Livre, contanto que esteja de acordo com o expresso na cláusula (1).

6. VALOR DA BOLSA. 1 (um) salário mínimo por mês (não há necessidade de restituir o dinheiro da bolsa numa fase posterior). A duração da bolsa é de um ano, havendo a possibilidade de sua renovação.

7. RECRUTAMENTO DE BOLSISTAS. O recrutamento será aberto ao público. A divulgação será feita através do website do Centro e dos jornais da colônia nipo-brasileira.

8. PERÍODO DE INSCRIÇÃO. 17 de outubro de 2013 a 31 de janeiro de 2014.

9. A SELEÇÃO DOS BOLSISTAS será feita no mês de fevereiro de 2014.

10. São DEVERES DO BOLSISTA:

— cumprir carga horária de 10 (dez) horas semanais nas instalações da entidade, onde o bolsista deverá encontrar-se com o orientador de sua escolha a fim de receber conselhos e orientação apropriados. Em havendo autorização do orientador, o bolsista poderá realizar pesquisas de campo. Nota: o bolsista poderá escolher seu orientador dentre as opções abaixo:

Shōzō Motoyama (presidente) Professor aposentado – História/USP
Mario Yasuo Kikuchi (vice-presidente) Doutor em Sociologia

— apresentar um relatório de atividades a cada três meses;
— apresentar um relatório de pesquisa duas vezes ao ano;
— participar de simpósios e seminários;
— não poderá receber bolsa de outros fundos e entidades sem o prévio consentimento do Centro de Estudos;
— não poderá se dedicar a assuntos paralelos enquanto estiver no Centro de Estudos sem a prévia anuência deste;
— caso o bolsista seja considerado inapto para o programa por seu orientador, a bolsa deverá ser suspensa.










Creative Commons License

Copyright © Centro de Estudos Nipo-Brasileiros