A importância da renovação e a formação de novos pesquisadores: A Bolsa de Iniciação Científica do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros
Toda e qualquer atividade humana apresenta um ciclo que, caso não seja continuamente renovado, irá cessar e deixar de existir. No caso do conhecimento humano isso implica um processo de conhecimento oriundo de uma atividade intelectual. Todavia, tal atividade é exercida por indivíduos com uma existência concreta e, mesmo que o resultado de suas reflexões permaneça através dos tempos, quem a produz é um ser com uma existência finita. Caso tal produção intelectual não seja continuamente estudada, discutida, ponderada e criticada, o próprio conhecimento tende a se cristalizar e o seu desenvolvimento ficará seriamente comprometido. E, se acrescentaria: se os indivíduos são limitados em sua existência, naturalmente, essa contínua reflexão somente será possível caso haja renovação dos próprios sujeitos pensantes. Além disso, novos intelectuais poderão trazer novos pontos de vista oriundos de seu trabalho, daí o enriquecimento do conhecimento humano.
No caso do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, sua produção é o resultado da atividade individual e conjunta de inúmeros pesquisadores, com as mais variadas formações acadêmicas, tanto do Brasil quanto do exterior, notadamente, do Japão. É o fruto de seres pensantes que se interessavam em refletir acerca de temas que dizem respeito às relações nipo-brasileiras e a questões atinentes às suas culturas. Até recentemente tais indivíduos tinham, dentre suas qualificações, o conhecimento da língua japonesa, fato que lhes permitia acessar informações registradas na língua materna. No entanto, com o passar do tempo, os descendentes deixaram de conhecer a língua de seus ancestrais e, assim, a própria renovação do quadro pensante ficou comprometida. A própria inserção na sociedade brasileira fez com que o interesse pela cultura nipo-brasileira sofresse um declínio, mas, felizmente, trata-se de uma chama que jamais se extinguiu por completo. Ainda há significativo interesse pela cultura japonesa e tal fato não se limita apenas aos descendentes dos imigrantes que para cá se dirigiram. Portanto, a possibilidade de renovação desse quadro pensante existe concretamente. Conseqüentemente, a questão era como viabilizar essa renovação.
Após muita reflexão, o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros optou pelo incentivo à formação de novos pesquisadores relacionados ao seu foco de estudo, através da concessão de bolsas de iniciação científica. Esse caminho poderá, num primeiro momento, ser mais longo, mas, no final, poderá colher frutos a ser legado, não apenas à Instituição, mas à própria sociedade brasileira na qual ela se encontra inserida. Tal escolha possibilita aos jovens interessados no assunto, um incremento tanto à sua formação acadêmica e intelectual quanto ao seu amadurecimento pessoal. Dar condições para que um jovem vivencie todo o processo de produção intelectual, certamente, será uma experiência que poderá marcar toda sua existência.
A formação (e conseqüente possibilidade de renovação) de novos pesquisadores pressupõe diversos momentos. Primeiro, a concretização da possibilidade de refletir com maior profundidade a respeito de um tema ou assunto que, de alguma maneira, os interessou, seja positivamente seja por se sentirem incomodados com o fato. Após esse primeiro contato, há necessidade de enunciá-lo de forma inteligível, o que implica concatenação lógica das variáveis a serem levadas em consideração. Com isso o pesquisador terá de determinar os meios através dos quais o aprofundamento do conhecimento acerca do tema será possível, o que pressupõe método de pesquisa. Mas, uma vez iniciada a pesquisa, nota-se a necessidade cada vez maior de novas reflexões, estudo, troca de idéias, discussões, até se chegar o momento de registro de tudo o que foi considerado. Evidentemente, tal fato não esgota o assunto. Pelo contrário, isso suscita novas reflexões e, essa permanente “insatisfação” é que faz surgir o pesquisador no futuro. Enfim, com a bolsa de iniciação científica o jovem pode, literalmente, trabalhar desde o início, da concepção, passando pelos meios até chegar à conclusão de algo pelo qual se interessou em refletir.
Esse caminho a ser trilhado pode se mostrar árduo, ainda mais para quem esteja apenas se iniciando na atividade intelectual. Certamente, haverá muitos percalços e dúvidas acerca de qual caminho seguir. Portanto, em tais momentos se mostra importante a assistência de um pesquisador mais experiente que se incumbirá de apontar a direção a ser seguida, bem como pensar juntamente com o bolsista a respeito do tema estudado. Mas, ao final do processo, com certeza todos os participantes irão concluir que foi gratificante e que, muito se “aprendeu”, em todos os sentidos.
Para finalizar, retomo a idéia inicial: para que o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros não deixe de existir no futuro próximo, é preciso possibilitar a renovação de seus quadros de pesquisadores, isto é, a proposta da concessão de bolsas de iniciação à pesquisa pele Instituição pode ser resumida em “renovar para continuar”.
Mário Kikuchi
Doutor em sociologia
Vice-Presidente do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros
Bolsista/Tema de pesquisa 2009
Bruna Kobayashi Vazami (agronomia/UNESP)
“O caminho da agricultura no berço da imigração japonesa”.
Eduardo Iamada (história/USP)
“O (pré)conceito dentro da relação nipo-brasileira através de uma visão historiográfica”.
Nathaly Natsumi Yamamoto Shibata (história/USP)
“O Japão e a modernidade no início de sua política emigrantista para o Brasil”.
Rafael Mitsuru Cavalcanti Yoshida (história/USP)
“O processo migratório Japão-Brasil, primeiro período (1908-23)”.
Da esquerda para a direita: Bolsistas, prof. Motoyama, prof. Kikuchi
BOLSA DE ESTUDOS DE PESQUISA - 2023
Centro de Estudos Nipo-Brasileiros
1 . BOLSA DE ESTUDO DE PESQUISA
Visando incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de estudos e atividades culturais ou acadêmicas nas áreas de Língua, Literatura, História, Sociologia, Antropologia, Cultura, Economia e Ciências Humanas afins, ligadas a Japão e Brasil, o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (CENB) oferece bolsas de pesquisa em nível de Iniciação Científica e Mestrado ou superior, para o período de 1º. de setembro a 31 de dezembro de 2023.
2. CONDIÇÕES E PRÉ-REQUISITOS
(1) Ser estudante regularmente matriculado ou formado em cursos de instituição superior de Letras, Ciências Humanas, Estudos Sociais, História, Economia e áreas afins, de faculdades públicas ou privadas do Brasil ou pesquisador formado.
(2) Ter um bom aproveitamento escolar, com apresentação de histórico escolar.
(3) Ter disponibilidade de 4 horas semanais para se dedicar às atividades do CENB, com pesquisa e/ou organização do acervo.
(4) Ter disponibilidade para realizar a pesquisa durante 4 meses,
1.º de setembro de 2023 a 31 de dezembro de 2023.
3. OBRIGAÇÕES DO BOLSISTA
(1) Realizar pesquisas dentro do projeto de pesquisa aprovado pela comissão do CENB.
(2) Apresentar relatório em reunião, ou por escrito sobre o andamento de sua pesquisa, quando solicitado, e o relatório final, escrito.
(3) Ter pelo menos 1 texto no nível de artigo científico, seguindo as normas de publicação da revista Estudos Japoneses
https://www.revistas.usp.br/ej
(4) Colaborar com as atividades do CENB, no período de vigência da bolsa, sob a orientação do supervisor designado.
(5) Participar de atividades culturais promovidas pelo CENB, sempre que solicitado.
4. PERÍODO DE CONCESSÃO, NÚMERO DE VAGAS E VALOR DA BOLSA
(1) Período de concessão da Bolsa:
01 de setembro de 2023 a 31 de dezembro de 2023.
(2) Número de vagas (bolsas): 1 a 5
(3) Valor mensal da Bolsa: R$700,00 (setecentos reais) para a Iniciação Científica, e R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais) para Mestrado ou equivalente superior.
5. INSCRIÇÂO
(1) Inscrição: apresentar pedido escrito sucinto à Diretoria do CENB, acompanhado dos documentos necessários. A inscrição poderá ser encaminhada por email, mas o candidato será responsável pela confirmação do recebimento da documentação correta.
(2) Documentos necessários:
1. Histórico Escolar expedido pela instituição de ensino;
2. Cópia do documento de identidade;
3. Número do CPF;
4. CV Lattes (ver no site do CNPq);
5. Projeto de pesquisa em português (máximo de 5 páginas, com referências bibliográficas)
6. Prova de Proficiências em Línguas Estrangeiras (
Nôryokushiken, TOFL, CELP-Bras etc.)
7. Candidato estrangeiro: apresentar prova de conhecimento da língua portuguesa (CELP-Bras).
(3) Período de inscrição: de 28/08/2023 a 01/09/2023.
Nota: A inscrição e os documentos poderão ser encaminhados ao endereço de e-mail
contato@cenb.org.br e
cenb65@gmail.com, aos cuidados da senhora Suely.
6. ENTREVISTA DOS CANDIDATOS COM DOCUMENTAÇÃO APROVADA
(1) O candidato que tiver documentação aprovada será convidado para uma entrevista, mediante aviso por e-mail. O link da entrevista será encaminhado ao e-mail do candidato.
(2) O candidato aceito receberá uma confirmação escrita, com as observações que forem julgadas necessárias, e as instruções para o início das atividades da bolsa.